As crianças e as técnicas de relaxamento

Ensinar as crianças a Relaxar

A respiração é uma das técnicas de relaxamento mais usadas desde os tempos mais remotos.

Escutar a respiração e os próprios batimentos cardíacos, levam a um relaxamento total, permitindo acalmar a mente e o corpo.

E se nós tivéssemos tido acesso a estas técnicas desde cedo, desde criança? Possivelmente hoje dominaríamos essa técnica e poderíamos ter uma ferramenta poderosíssima sempre que necessitássemos de desacelerar, de nos sentirmos melhor, sempre que nos sentíssemos mais ansiosos ou perturbados.

Pois bem, aqui ficam 7 exercícios para realizar com as crianças e incutir nelas desde cedo o gosto por relaxar e dominar a mente.

Imagine quão diferente seria o nosso mundo se as crianças crescessem com este poder!

1. Escutar o sino

Toque um sino e peça às crianças para ouvirem atentamente a vibração do som. Diga-lhes para permanecerem em silêncio e levantarem as mãos quando já não ouvirem o som do sino. Em seguida, diga-lhes para permanecerem em silêncio durante um minuto e prestarem muita atenção para os outros sons que ouvem depois que o sino parou.

Depois sentem-se em círculo e peça às crianças para lhe dizerem todos os sons que notaram nesse minuto. Este exercício não é apenas para divertir e animar as crianças, para compartilharem as suas experiências com os outros, mas realmente ajuda a conectar-se ao momento presente eà sensibilidade das suas perceções.

2. Amigos de Respiração

Distribua um animal de pelúcia por cada criança. Se o espaço permitir, diga às crianças para se deitarem no chão e coloque os animais de pelúcia em cimas das suas barrigas. Diga-lhe para respirarem em silêncio por um minuto e observarem como seu amigo de respiração se move para cima e para baixo e quaisquer outras sensações que notarem. Diga-lhes para imaginarem que os pensamentos entram nas suas mentes e se transformam em bolhas que flutuam.

A presença do amigo de respiração faz com que a meditação seja um pouco mais amigável e permite que as crianças percebam como uma atividade lúdica não tem necessariamente que ser agitada.

3. Os apertos e a Meditação Relaxante

Enquanto as crianças estão deitadas com os olhos fechados, diga-lhes para apertarem e espremerem cada músculo dos seus corpos o mais forte que puderem. Diga-lhes para esmagarem os seus dedos dos pés, apertarem os músculos das pernas e até os quadris, apertarem as mãos e elevarem os ombros até às suas cabeças. Peça para se manterem nessas posições durante alguns segundos e em seguida, libertarem-se totalmente e relaxarem.

Esta é uma ótima atividade para soltarem o corpo e a mente, e também uma maneira totalmente acessível para entenderem a arte de “estar presente”.

4. Cheirar e Sentir

Passe algo perfumado a cada criança, como um pedaço de casca de laranja fresca, um raminho de alecrim ou 3 ou 4 cravinhos da índia. Peça-lhes para fecharem os olhos e respirarem o aroma, concentrando toda a sua atenção apenas no cheiro doo que têm na mão.

O aroma pode realmente ser uma ferramenta poderosa para o controlo da ansiedade.

5. A Arte do Toque

Dê a cada criança um objeto para tocar, como uma bola, uma pena, um brinquedo macio, uma pedra, etc. Peça-lhes que fechem os olhos e descrevam o objeto a um parceiro. Depois mude os parceiros. Tanto este como o exercício anterior são simples, mas uma forma atrativa de ensinarem às crianças a prática de isolarem os seus sentidos e vivenciarem experiências distintas.

6. O Exercício da Pulsação do Coração

Peça às crianças para saltarem para cima e para baixo durante um minuto. Depois devem colocar as suas mãos sobre o coração, fechar os olhos e sentirem os seus batimentos cardíacos, a sua respiração e ver o que notam de diferentes nos seus corpos.

7. De Coração para Coração

Neste exercício, o significado de “coração” está bem mais ligado aos sentimentos. Sente-se confortavelmente com as crianças e peça-lhes para falarem sobre os seus sentimentos. O que estão a sentir? Como sabem que o estão a sentir? Em que parte do corpo o sentem? Quais os sentimentos que gostam mais? Em seguida pergunte-lhes o que podem fazer para se sentirem melhor quando não estão tão bem, ou a sentir os sentimentos que não gostam tanto.

Lembre-os que podem sempre praticar transformar os seus pensamentos em bolhas se eles estiverem aborrecidos, podem fazer os Apertos e Meditação Relaxante se precisarem de se acalmar e podem também tiraar alguns minutos para ouvirem a sua respiração ou batimentos cardíacos se precisarem de relaxar.